Cláudio Fonseca – O futuro já começou

C. FonsecaNa passada semana o Pamesa Valencia viu-se sem Rubén Garcés e sem, o veteraníssimo, Zeljko Rebraca. De repente, os valencianos perdiam dois dos seus jogadores interiores para defrontar a equipa do Ricoh Manresa.

Para a maioria dos seguidores da ACB, esta seria a informação essencial a retirar: Garcés e Rebraca de fora. Ou seja, Pamesa ‘à rasca’ com o seu jogo interior. No entanto, para nós portugueses, significava que o jovem Cláudio Fonseca poderia finalmente ser convocado para um jogo da Liga ACB. Até quinta-feira a dúvida e esperança mantinha-se. Na sexta, tudo foi dissipado. O Cláudio foi mesmo convocado, pela primeira vez, para um jogo da equipa do Pamesa Valencia que compete na ACB. Muitos pensávamos que tinha sido convocado para estar no banco. No entanto, o treinador grego Fotis Katsikaris pôs Cláudio em campo durante 1:56 minutos.

No entanto, o tempo de jogo é algo irrelevante para escrevermos as próximas linhas. Para os mais desatentos, Cláudio Fonseca é uma das maiores esperanças do basquetebol nacional dos últimos tempos: aos 18 anos já se estreou numa das mais fortes ligas do mundo, e do alto dos seus 2.06m continuará a evoluir até se afirmar como um valor seguro do basquetebol nacional, e quem sabe, do basquetebol internacional. Para isso, precisa de trabalhar muito os seus índices físicos e também o seu lançamento – gesto no qual poderá melhorar bastante, sobretudo ao nível da eficácia de lançamento.

Por enquanto continuará a evoluir na equipa B do Pamesa – Série E da Liga EBA. Nós continuaremos à espera. À espera que depois de Victor Claver, seja Cláudio Fonseca o próximo jogador da cantera do clube a chegar à equipa principal. À espera que Cláudio se desenvolva e se torne no jogador que muitos esperam.

Para já, continua a ser uma esperança. Mas…e em 2009 como será? Cláudio terá 20 anos e, muito provavelmente, uma capacidade física mais adequada para disputar duras batalhas com os postes adversários. Ganhará peso e força. O seu lançamento será mais consistente, e certamente o trabalho de pés e os movimentos interiores estarão muito mais desenvolvidos. Será aposta para o Euro2009? Será que o país poderá contar com Cláudio já no próximo Europeu?

One Response to Cláudio Fonseca – O futuro já começou

  1. pedro diz:

    este jovem tem tudo pa dar um grande jogador a nivel europeu, ja o demonstrou nos campeonatos da europa em que esteve presente, lembro que em 2005 se nao me engano ele foi o principal elemento da selecçao sub.16 que subiu do Grupo B para o A ficando em 2º lugar. Já no europeu deste ano de Sub.18 mas no grupo B foi o melhor ressaltador com 15rpg e o 5º melhor marcador com 20ppg.

    Na minha opiniao o Claudio vai ser o primeiro portugues na NBA acho que tem tudo para o conseguir.

    abraços.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: