Fab Five – a memória que não se apaga

Fab Five 

Jimmy King, Juwan Howard, Chris Webber, Jalen Rose e Ray Jackson.

Corria o ano de 1992 e estes 5 caloiros formavam o 5 inicial de uma das equipas mais marcantes da história da NCAA! Jogando pela Universidade de Michigan, ficaram conhecidos como ‘Fab Five’ e mudaram por completo o basquetebol universitário! No entanto, a mudança que este grupo de jogadores trouxe para o jogo ainda hoje perdura e a sua influência é visível em qualquer campo de basquetebol de qualquer parte do Mundo.

Jogadores cheios de talento e atleticismo, prontos a trazer para dentro do pavilhão o jogo que adoravam praticar na rua, sem qualquer problema em humilharem os seus adversários com jogadas deslumbrantes e correspondentes celebrações, usando ainda as provocações para destabilizar os seus adversários – o famoso ‘trash-talk’. Tudo isto soa normal a quem vê o jogo actual, mas em 1992 e 1993 estes cinco Wolverines chocavam contra tudo o que era considerado normal! No meio de todo este impacto, conseguiram ainda tornar-se na primeira equipa cujo 5 inicial era composto na íntegra por caloiros a atingir a Final da competição. No entanto acabaram por perder para a experiente equipa de Duke. No ano seguinte, repetiram a viagem à Final, acabando derrotados pela equipa de North Carolina.

Fab Five

Além disso os ‘Fab Five’ tiveram ainda o condão de mudar não só o estilo de jogo praticado, mas também o estilo com que iam para dentro de campo: calções largos e compridos, meias pretas, ténis pretos…ali começava uma nova onda que ainda hoje se mantém, associando, inevitavelmente, o movimento de Hip-hop ao basquetebol praticado nos EUA. Talvez por tudo isto Jalen Rose considere que integrava um grupo de pioneiros.

Por onde passavam, os pavilhões enchiam-se para os ver jogar. E dentro de campo os ‘Fab Five’ raramente desiludiam! O prazer com que jogavam era evidente e notório nas jogadas que faziam, a química existente entre eles permitia jogadas que depois os fãs tentavam imitar nos playgrounds ou na tabela lá de casa, a confiança que tinham permitia-lhes encarar qualquer adversário sem qualquer receio. Assim, não foi de estranhar a rápida mediatização que ‘sofreram’,já que os canais televisivos tentavam transmitir os seus jogos que, sucessivamente, batiam recordes de audiência, foram capa de várias publicações, e fizeram disparar as receitas de merchandising da Universidade de Michigan já que todos queriam ter os largos calções amarelos, ou bonés e camisolas com o grande M estampado.

Mas os ‘Fab Five’ não foram só glória! Houve desilusão e escândalo. Primeiro, pela forma como perderam a final para os Tar Heels de North Carolina: com 19 segundos para jogar e a ganhar por 2 pontos a equipa de North Carolina falha um lance-livre. Chris Webber ganha o ressalto e não consegue passar a bola a nenhum dos seus bases, decidindo sair em drible até ao meio-campo ofensivo. Aqui, vendo-se pressionado pelos seus adversários decide pedir um desconto de tempo. Seria bem pensado, não fosse a equipa de Michigan ter esgotado todos os seus descontos de tempo! Conclusão: segundo as regras foi averbada uma falta técnica aos Wolverines de Michigan e estes acabaram por perder o jogo e o campeonato.

Mas o pior estava para vir, já que Chris Webber foi acusado de receber grandes quantidades de dinheiro – algo proibido durante a carreira universitária – e como consequência a Universidade decidiu apagar todos os registos relacionados com os jogos em que Chris Webber participou, apagando assim os registos dos ‘Fab Five’. Ao mesmo tempo, retiraram do pavilhão todas as alusões aos feitos e títulos conquistados pelos ‘Fab Five’.

 Timeless

No entanto, a influência positiva que este grupo de jogadores trouxe para o basquetebol não pode ser apagado da memória dos adeptos e amantes da modalidade. E como diria Jalen Rose, enquanto os calções largos e compridos e as meias pretas se continuarem a usar os ‘Fab Five’ permanecerão bem vivos!

 

Deixe um comentário