Rituais de aquecimento

IMG_4872

Ao acompanhar de perto a Divisão B do Europeu de Sub16 Masculinos, tive a oportunidade de assistir a treinos e jogos de praticamente todas as equipas – foi como se estivesse a participar num Clinic de 11 dias, com tanto que aprendi ao ver como trabalham muitas das 18 selecções que estiveram a competir em Portugal entre os dias 6 e 16 de Agosto.

Poderia escrever no Seis25 a importância dada aos fundamentos técnicos ofensivos por grande parte dos treinadores presentes. Poderia escrever a dedicação e exigência da quase totalidade de atletas, treinadores principais, treinadores adjuntos, preparadores físicos e fisioterapeutas. Mas desta vez, vou apenas falar de uma prática comum a muitas equipas: os rituais de aquecimento!

Na foto aparece a selecção búlgara a festejar a conquista do 1º lugar na competição, repetindo a coreografia que executavam no aquecimento de todos os jogos! Com o capitão Ivanov no meio, a equipa rodeava-o no círculo central, davam o seu ‘grito de guerra’ e estavam prontos para o jogo. Também a selecção romena – uma das mais combativas em prova – seguia este ritual no aquecimento dos seus jogos.

Outras selecções como Portugal e Eslovénia entravam para o aquecimento numa fila ordenada, reuniam-se no círculo central, um dos jogadores dava a ordem do dia, a equipa dava o grito de guerra, e seguiam para o aquecimento. Outras selecções ainda começavam o treino com todos os jogadores e treinadores a baterem palmas até que todos estivessem reunidos na zona central do campo para começar o treino. Outras selecções deixavam as palmas para o final do treino, como forma de compensar o esforço de todos.

Muitos vêem estas práticas como apenas ‘manias’ e vedetismos de quem quer imitar estrelas de outras competições. Outros vêem nestes rituais uma forma de ajudar a criar espírito de grupo, e de animar a equipa. Como em tudo na vida, há quem não utilize por achar desnecessário e prepotente, há quem ache importante e tente incutir na sua equipa.

Eu, integro-me no grupo dos segundos – os que acham que estes rituais ajudam o grupo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: