Ricky Rubio? Confirmado!

Finalmente a ‘novela do Verão’ chegou ao fim! O jovem base Ricky Rubio vai jogar no Regal Barcelona, tendo já sido apresentado pelo clube culé, numa cerimónia que teve lugar em Camp Nou – está assim estabelecido um novo máximo no que toca aos valores de transferência de um jogador de basquetebol entre clubes europeus, €3.7 milhões.

Acaba assim uma história nem sempre bem contada, com muitas voltas e reviravoltas pelo meio, com escolhas e decisões que mais tarde vieram a ser corrigidas. Acaba assim uma história confusa, que pode ter ajudado a denegrir um pouco a positiva imagem que Ricky Rubio vinha criando, mas sobretudo fica a ideia de que o jovem base catalão não terá sido aconselhado da melhor maneira por parte dos seus representantes.

Como em todas as histórias, existe sempre mais do que uma versão e, talvez por isso mesmo, Jordi Villacampa, presidente e um dos grandes símbolos da Penya, resolveu dar uma conferência de imprensa, explicando o que se sucedera nos últimos tempos, e quais os passos que este processo seguiu. O presidente do Joventut de Badalona deu a conhecer o seu lado da história, explicando porque se recusaram a negociar com outros clubes, dizendo que no dia de ontem até aceitaram uma proposta dos Timberwolves, dando assim a Ricky Rubio a possibilidade de escolher o seu futuro, e decidir se pretendia cumprir já o seu sonho de jogar na NBA, ou se continuaria por Espanha.

O base nascido em El Masnou optou por continuar a viver na Catalunha, passando agora a jogar no Regal Barcelona, um dos grandes rivais do seu antigo clube. A possibilidade de desenvolver as suas capacidades de modo a estar melhor preparado para enfrentar o desafio de jogar na NBA, foi um dos motivos pelos quais Rubio decidiu continuar na Europa, mais precisamente na Catalunha. Assim, e além de melhorar o seu jogo e o seu físico, Ricky irá ainda atrás de dois títulos que lhe faltam conquistar: o de campeão da ACB e a Euroliga. O sonho da NBA irá esperar, pelo menos mais dois anos. Pelo menos é isso que diz e pensa David Kahn, representante dos Wolves que tentou vir buscar Rubio quando soube das negociações que decorriam entre o Barça e o clube de Badalona.

E como fica o Joventut de Badalona no meio de tudo isto? Sai a ganhar por ter feito o maior negócio da história do basquetebol europeu? Na verdade, a tradição e a história do clube de Badalona tem sido formar jogadores que posteriormente se transferem para emblemas de maior dimensão e poderio financeiro. A aposta dos verde-e-negros continua a ser na formação, e é assim que o clube vai alimentando a equipa profissional, o DKV Joventut.

Mas…depois de toda esta história em redor da cláusula de Ricky Rubio, será que os jovens jogadores da Penya receiam que no futuro lhes possa acontecer o mesmo? Já estarão de pé atrás quando assinarem contrato profissional com o clube? Será que no final, sairá prejudicado de todo este enredo?

Até ver, o DKV Joventut ficou a ganhar financeiramente, o jogador ficou a ganhar desportivamente já que conseguiu ser transferido para uma equipa de maior dimensão, o Regal Barcelona, o outro clube, garantiu um reforço de luxo – e até já irá voltar a vender camisolas de basquetebol, a pedido dos adeptos ávidos de comprar um ‘recuerdo’ alusivo à sonante contratação – e os Minnesota Timberwolves vêem a sua #5 escolha no Draft adiar por dois anos mais a sua viagem para o frio de Minneapolis, esperando assim que o jogador chegue à NBA num estado de maturação mais avançado e com as suas capacidades físicas e basquetebolísticas mais desenvolvidas.

One Response to Ricky Rubio? Confirmado!

  1. Rui diz:

    Ou seja, no fim saiem todos a ganar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: