Será desta? (II)

A selecção de França foi a última a apurar-se para o Eurobasket ’09 a disputar na Polónia – obrigados a disputar a Fase Adicional de Qualificação, ficaram integrados num grupo complicado onde tiveram de despachar os seus vizinhos italianos, bem como a selecção finlandesa (aproveitou esta oportunidade competitiva para lançar alguns jovens na sua equipa), para depois, no Playoff final eliminarem a Bélgica e garantirem a presença na Polónia.

Os franceses foram os últimos a chegar, mas face à qualidade que apresentam na sua equipa, e tendo em conta o ritmo competitivo que já trazem, bem que podem ser considerados como um dos principais favoritos ao Ouro Europeu – principalmente num ano em que algumas selecções aparecem, à primeira vista, com menos soluções individuais.

Com um rol de opções de grande qualidade, os gauleses têm no base Tony Parker a sua grande figura – considerado um dos melhores bases da NBA, já com um título de MVP das Finais nas suas prateleiras, bem como 3 anéis de campeão. Depois de uma lesão que o manteve afastado dos jogos inicias da Fase Adicional de Qualificação, TP9 recuperou e foi peça fundamental no apuramento dos franceses para o Europeu – pelo meio, tempo ainda para os responsáveis do San Antonio Spurs pensarem duas vezes se permitiam ou não que Parker defendesse as cores do seu país neste Verão.

A Tony Parker juntam-se, em campo, jogadores de inquestionável qualidade integrados em equipas das melhores ligas do Mundo: Boris Diaw, Ronny Turiaf e Nicolas Batum competem no Planeta NBA, enquanto que Nando de Colo e Rodrigue Beaubois foram este ano seleccionados no Draft. Há ainda Florent Pietrus que se mantém pela ACB – competição na qual o jovem de Colo estará a competir, ao serviço do BC Valencia, no sentido de ganhar bagagem para a NBA.

Quem também deverá estar entre os 12 escolhidos para representar a França no Eurobasket é o jovem base Antoine Diot, um dos mais recentes prodígios da excelente escola de formação francesa. Aos 20 anos, o base de 193 cm tem causado sensação nos mais recentes jogos da selecção francesa – em virtude do seu grande jogo frente à Bélgica, que garantiu o apuramento da sua equipa para o Eurobasket ’09, Antoine Diot foi comparado a John Stockton por parte do seu companheiro de selecção, Ronny Turiaf. Depois de ter ajudado os Sub20 franceses a alcançar a medalha de prata no Campeonato da Europa de Sub20 deste ano – onde foi escolhido para o 5 ideal da competição, juntamente com o seu compatriota Edwin Jackson, que também integrou a principal selecção francesa nos últimos jogos de qualificação para o Europeu da Polónia -Diot poderá estar prestes a disputar o segundo Europeu num só Verão.

Jogadores de qualidade não faltam a esta selecção, mas o problema será se conseguem jogar em conjunto. E essa tem sido uma das grandes dificuldades dos franceses nas últimas grandes competições em que estiveram presentes.

Num ano em que as ausências de grandes jogadores marcam esta competição, os franceses surgem com uma equipa bem estruturada, e com os seus elementos a saber qual o papel de cada um, a França poderá ser a grande rival de Espanha na luta pelo título de Campeão da Europa de 2009 – título que, tal como a Espanha, também nunca a França conseguiu vencer.

1 Responses to Será desta? (II)

  1. pata negra diz:

    Curiosas estas duas notícias seguidas sobre Rubio e Antoine Diot há uns anos observei um europeu de cadetes osnde participaram estes dois jovens, simplesmente não enganavam!

Deixe um comentário