Lisa Leslie: o fim de uma carreira de glória

Terminou a carreira de um dos maiores ícones do basquetebol feminino! Aos 37 anos de idade, Lisa Leslie abandonou as competições oficiais de basquetebol, deixando para trás um legado ao alcance de poucos atletas.

A sua influência no jogo vai para além dos 2 títulos de Campeã da WNBA, ou dos 3 troféus de MVP que conquistou na mesma Liga. Lisa Leslie foi uma das grandes referências da WNBA durante os 11 anos em que competiu ao serviço das Los Angeles Sparks, ajudando a equipa a conseguir os seus dois primeiros, e até agora únicos, títulos de campeãs.

Estando nas Los Angeles Sparks desde a primeira temporada oficial da WNBA, em 1997, Lisa Leslie tornou-se numa das mais reconhecidas atletas no que ao desporto feminino diz respeito. Para isso muito contribuíram as 4 medalhas de Ouro Olímpicas que a jogadora norte-americana, nascida na Califórnia, conquistou ao longo da sua carreira – Leslie tornou-se na primeira atleta a conseguir conquistar 4 medalhas de Ouro consecutivas, em modalidades colectivas nos Jogos Olímpicos. Será que mais alguma atleta conseguirá repetir este feito?

O facto de ter sido a primeira atleta a conseguir na mesma época os títulos de MVP da Fase Regular, All-Star Game e ainda das Finais da WNBA também contribuíram para o sucesso e para o crescente respeito que Leslie foi conquistando no desporto feminino. Além disso, há ainda o momento inolvidável, considerado pelos adeptos da WNBA como o ‘Melhor Momento’ da primeira década da referida competição: quando num contra-ataque frente à equipa de Miami, Lisa Leslie subiu bem alto, protagonizando o primeiro afundanço da história das competições profissionais de basquetebol feminino – conseguiu assim um feito que até ao momento pareceu estar apenas ao alcance dos atletas masculinos.

Esse momento ficou guardado na memória de todos os adeptos de desporto, e até aqueles pouco familiarizados com o basquetebol feminino ou com o desporto feminino indicarão Lisa Leslie como uma das grandes protagonistas da história do desporto feminino.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: