Teremos direito a bis?

Aproveitando o post anterior, o consequente comentário de Pata Negra – sempre recebido com agrado – e uma conversa que se desenrolou à volta deste assunto em mais uma das tertúlias de amigos, deixamos ficar uma pergunta (um pouco) retórica: será que alguma vez voltará a existir uma equipa portuguesa de basquetebol como a do Super-Benfica?

Isto é, participar nas competições europeias. Isto é, participar na principal competição europeia de clubes. Isto é encher o seu pavilhão que entoava em uníssono o mítico ‘Cheira bem, cheira a Lisboa’, isto é vencer o Partizan de Belgrado por 17 pontos de diferença e em dois jogos com a super-potência sérvia não perder qualquer dos encontros. Isto é, marcar 94 pontos ao Barça, e em dois jogos com o Real Madrid perder ambos por 5 de diferença. Isto é, ganhar em casa ao Panathinaikos que contava com uma super-estrela ex-NBA, e também ao PAU Orthez onde jogava Rigadeau.

Alguém se atreve a sonhar que isto voltará a ser possível no panorama do basquetebol nacional? Ou os feitos alcançados pela equipa, que por muitos é apontada como a melhor de toso os tempos, serão únicos no nosso basquetebol e muito dificilmente alguém igualará os feitos da equipa orientada por Mário Palma e Mário Gomes?

2 Responses to Teremos direito a bis?

  1. miguel diz:

    Efectivamente será muito dificil repetir esses tempos por 2 motivos.
    Por um lado em clubes, no masculino, nem sequer se atrevem a competir na Europa o que é revelador do baixo nivel onde estamos.
    Por outro lado, o nivel das grandes potencias europeias é maior do que há decadas atrás, já ombream com as equipas da NBA, pois os orçamentos subiram, os limites de estrangeiros são menores logo os melhores, ainda ficam melhores.

  2. NunoDias diz:

    Sim, haveremos de ter Bis. Pode demorar 1 ano, 10, ou 50. Mas o basquetebol em Portugal está em crescente ascensão, e penso que a pouco e pouco, Portugal igualará outros clubes, em determinados anos, em que as equipas estejam no seu auge. Só temos de esperar pacientemente, e ajudar o Basquetebol portugues a crescer.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: