Alargar para estragar?

No Torneio da NCAA participam 65 equipas, divididas por 4 Regiões: Midwest, West, East e South. 65 equipas parece um número um tanto ou quanto bizarro, explicado pelo jogo inicial disputado entre duas equipas de Conferências ‘inferiores’. Depois desse jogo, são 16 equipas divididas por 4 Regiões, em jogos a eliminar.

À medida que tem aumentado o número de equipas pertencentes à Divisão I, têm aumentado as vagas no Torneio da NCAA. Esta expansão tem resultado em jogos bastante desnivelados nas primeiras rondas do March Madness, quando as grandes potências defrontam as Universidades mais pequenas, com reduzidas aspirações de avançar no Torneio. No entanto, o comité da NCAA está a ponderar alargar o Torneio a 96 equipas!!!

Se isto se verificar serão 31 vagas a mais do que as que existem actualmente… Segundo alguns analistas de basquetebol universitário, esta alteração levará a que algumas Conferências apurem quase todas as suas equipas, tirando muita da emotividade existente à medida que a Fase Regular se aproxima do fim e algumas equipas procuram garantir uma vaga na ‘Grande Dança’.

Se no panorama actual alguns dos jogos das primeiras rondas já são marcados pelo desequilíbrio, como será se o Torneio da NCAA for alargado a 96 equipas? Será que a loucura de Março começará a desvanecer? Ou o entusiasmo das escolas menos consagradas conseguirá contagiar ainda mais o mítico Torneio do basquetebol universitário norte-americano?

Anúncios

One Response to Alargar para estragar?

  1. […] Parece que os resultados do dia de abertura da Grande Dança de 2010 querem dar razão ao Comité da NCAA acerca do alargamento do número de equipas participantes no March Madness. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: