A Festa das Sub14

No escalão de Sub14 Feminino voltou a dar Aveiro! Dando continuidade aos sucessos obtidos nas duas primeiras edições das Festas do Basquetebol Juvenil em Portimão, a selecção da A.B. Aveiro venceu o Campeonato de Portugal, sendo o terceiro ano consecutivo que conquista este título.

E foi claro o domínio de Aveiro ao longo dos 4 dias de competição! Se atentarmos nos resultados facilmente se constata que as meninas aveirenses venceram todos os 6 jogos que disputaram e apenas por uma vez a diferença no marcador foi inferior a 15 pontos – no primeiro jogo do Torneio, Aveiro defrontou Lisboa e depois de ter estado a vencer por 20 pontos de diferença, as lisboetas recuperaram e terminaram o jogo a perder por 7, acabando o jogo com o resultado de 58-51. Nos restantes jogos as diferenças pontuais foram as seguintes: 67 frente a Viana do Castelo, 31 frente a Santarém, 18 contra Coimbra, 17 contra Lisboa no jogo da Meia-Final, e 27 de diferença contra o Porto no jogo da Final. Marcaram, em média, 65.5 pontos por jogo e sofreram, em média, 37.7 pontos por jogo.

A grande capacidade ofensiva desta selecção foi uma das principais diferenças frente às suas mais directas opositoras! Por quatro vezes a selecção de Aveiro conseguiu terminar os seus jogos com mais de 60 pontos marcados (72 frente ao Porto na Final, 64 contra Lisboa na Meia-Final, 71 contra Santarém, e 73 contra Viana do Castelo), enquanto que o Porto apenas por duas vezes marcou mais de 60 pontos, e curiosamente, logo nos dois primeiros jogos (73 a abrir contra Santarém, e 64 frente à Madeira). Nos 6 jogos disputados Lisboa apenas passou a barreira dos 60 frente a Viana do Castelo, marcando 64 pontos, ao passo que Coimbra nunca chegou aos 60 pontos marcados.

Defesa agressiva sobre o portador da bola, alguma preocupação em fechar as primeiras linhas de passe, transições ofensivas rápidas e jogar simples em ataque a meio-campo, resolvendo quase sempre através de situações de 1×1 e 2×2. Assim jogou Aveiro nas Festas do Basquetebol Juvenil de 2009. Com um grupo homogéneo – merecem destaque atletas como Joana Soeiro (#11), Sofia Pinheiro (#15), Andreia Branco (#6) e Catarina Marques (#5) pelos diversos contributos que davam ao colectivo – que permitia fazer substituições sem que a qualidade de jogo diminuísse, Aveiro ainda sentiu algumas dificuldades iniciais nos jogos frente a Coimbra e Lisboa, mas com fortes parciais conseguiu sentenciar ambas as partidas, vencendo sem contestação.

Das restantes equipas apuradas para as Meias-Finais, o Porto foi a que conseguiu chegar à Final. Reunindo um grupo, também ele, muito homogéneo, sem grandes destaques individuais, as portuenses faziam da defesa agressiva e pressionante a sua principal arma. Em ataque nem sempre conseguia encontrar as melhores soluções, e muitas vezes baseava o seu jogo mais na emoção e menos na razão. Na Final contra Aveiro, nunca conseguiu fazer frente ao poderio do seu adversário e com a desvantagem a aumentar e o tempo a diminuir, as jogadoras do Porto não encontravam soluções e foram entregando o jogo. Alguma expectativa em ver como é que Catarina Rolo (#8) desenvolve as suas capacidades e potencialidades – sendo nascida em 97, ou seja, ainda tem idade de Minibasket, já apresenta uma impressionante maturidade e controlo de bola para a sua idade. Se não estagnar no seu processo evolutivo, poderá ser uma interessante jogadora a acompanhar no futuro.

Lisboa apresentou-se com um misto de jogadoras de 95 e 96, trazendo ainda uma atleta de 97 – Maria Koustorkova (#10), já com elevada estatura e a revelar alguns detalhes interessantes – e foi uma das equipas mais agradáveis de seguir ao longo do torneio, apresentando um grupo de jogadoras com interessante estatura. Conseguindo discutir os jogos frente a Aveiro e Porto, Lisboa foi um adversário bastante complicado de ultrapassar. A capacidade ofensiva de Laura Ferreira (#9) e a criatividade e o inconformismo de Inês Ferreira (#12) criaram grandes dificuldades a quem defrontou Lisboa. No entanto, nas alturas decisivas do encontro e quando os adversários aumentavam a intensidade defensiva, as lisboetas sentiam dificuldades em jogar – principalmente as atletas de primeiro ano. Com a experiência adquirida pelas jogadoras de 96, Lisboa poderá ser uma das mais fortes selecções de Sub14 na próxima edição, e uma das selecções com maior potencial de desenvolvimento nos próximos anos.

No final, os 4 primeiros lugares ficaram entregues a :

  1. A.B. Aveiro
  2. A.B. Porto
  3. A.B. Lisboa
  4. A.B. Coimbra

1 Responses to A Festa das Sub14

  1. Alg-Supporter diz:

    Como adepta e apoiante do Algarve deixo um pequeno reparo: As sub 14 de Lisboa ganharam por 4 pontos ao Algarve (5º classificado) num jogo em que vi muitas “pressões” à mesa, decisões erradas e outras pouco claras. Algarve esse que já tinha ganho claramente a Coimbra. Embora não tenha ficado entre os 4 primeiros e talvez por não ser habitual, a (também jovem) equipa algarvia merecesse um destaque, tal como Coimbra.
    Mas parabéns a todas as equipas.
    Continuem com o bom trabalho.

Deixe um comentário