NCAA – os valores seguros da Final Four

E eis que chega um dos fins-de-semana mais aguardados pelos amantes do desporto nos EUA. É o fim-de-semana das grandes decisões no torneio de basquetebol da NCAA e os jogos que vão ter lugar em San Antonio vão ser acompanhados por adeptos de todo o mundo! São as estrelas do futuro, mas que já têm um grande destaque no presente. Alguns já estão habituados às luzes da ribalta, são adorados no Campus, têm olheiros NBA a seguir a sua evolução, são capas de revistas, aparecem destacados nas publicações mais importantes dos EUA e alguns já têm mais notoriedade que certos jogadores da NBA.

Hoje, no dia das meias-finais, deixamos aqui os jogadores mais destacados de cada equipa.

    Kevin Love, Extremo-Poste, UCLA

Kevin LoveFilho de um antigo jogador NBA, e sobrinho de um dos membros dos Beach Boys, Kevin Love é sem qualquer dúvida um dos 3 melhores jogadores universitários do momento. Domina o jogo quando actua em áreas próximas do cesto fazendo uso da sua força física, mas o que o distingue dos restantes é a sua inteligência e a excelente qualidade de passe, nomeadamente os passes longos para contra-ataque! Sendo um jogador forte no capítulo do ressalto defensivo (média de 10,7 ressaltos por jogo) tem a capacidade de após ganhar ressalto fazer um passe longo para os seus colegas (nomeadamente para Russell Westbrook) que rapidamente ocupam os ‘corredores laterais’ para receberem a bola e marcarem dois pontos fáceis. Complementa o seu jogo com uma interessante capacidade no que toca ao lançamento exterior, mas necessita de melhorar os seus movimentos quando perto do cesto e poderá sentir dificuldades frente a jogadores mais explosivos. As previsões de especialistas apontam para que seja uma escolha do Top10 no Draft da NBA da próxima época.

    Derrick Rose, Base, Memphis

Derrick RoseÉ o melhor base do país, e a seguir ao sensacional Stephen Curry, tem sido a grande figura do March Madness pelo que se espera que na Final Four continue a demonstrar todo o seu talento. Mistura as qualidades dos bases do passado com os bases do presente, já que sabe como comandar a sua equipa e consegue melhorar o desempenho dos seus colegas, potencializando o que cada um tem de melhor, criando linhas de passe para os seus colegas lançarem, pensando sempre primeiro no passe para o colega melhor posicionado. A esta capacidade de ler o jogo e assistir os seus colegas, Rose alia um impressionante atleticismo – grande velocidade, explosividade e impulsão – que lhe permitem transições ofensivas rápidas e bem sucedidas. Como bom base que é utiliza a sua técnica de drible para se desembaraçar dos seus adversários, deixando-os colados ao chão com os seus ‘killing crossovers’. No entanto, necessita de melhorar o seu lançamento exterior e o jogo a meio-campo, no qual sente algumas dificuldades. As previsões apontam para que seja escolhido no Top3 do Draft da NBA da próxima época, e desde que se mantenha afastado de agulhas…está tudo bem!

    Brandon Rush, Base-Extremo, Kansas

Brandon RushKansas é, provavelmente, a equipa com mais soluções e com níveis de qualidade mais equilibrados entre os seus jogadores. Brandon Rush é o jogador mais mediático da equipa, mas comparativamente com os restantes jogadores referidos neste texto, será o que menos entusiasmo provoca nos olheiros NBA. No entanto, Rush é um excelente atleta que tem na capacidade defensiva um dos seus pontos fortes. Além disso, tem um interessante aproveitamento no que toca ao lançamento exterior – principalmente após sair de bloqueios indirectos através dos quais sabe ganhar vantagens – e quando joga em contra-ataque ou ataques rápidos sente-se como peixe na água, já que pode aproveitar as suas capacidade físicas e atacar o aro. Tem de melhorar bastante no drible e no manejo de bola, bem como na toma de decisões em ataque já que não deve limitar o seu jogo ao lançamento exterior. Se conseguir aliar o seu atleticismo a uma interessante capacidade técnica que lhe permitam um maior leque de soluções no que toca ao 1×1 e às suas opções ofensivas, Brandon Rush poderá ser uma agradável surpresa na NBA. Caso contrário, será mais um jogador normal. É visto como uma das últimas escolhas da primeira ronda do Draft NBA 2008. 

    Tyler Hansbrough, Extremo-Poste, North Carolina

Ty Hansbrough

Foi eleito o National Player of the Year, foi capa da famosa Sports Illustrated e é, muito provavelmente, o jogador mais dominante da NCAA. Só esta frase seria suficiente para descrever a qualidade de PsychoT, mas não fiquemos por aqui: é um jogador poderoso, que domina por completo os seus adversários perto do cesto. Joga bem de costas para o cesto, e não dá muito espaço de manobra aos seus defensores. Mas a força de Tyler Hansbrough não se resume ao seu físico dominante, já que tem uma mentalidade impressionante, nunca desistindo, dando sempre tudo por tudo. A dureza com que joga e com que encara cada lance por vezes provocam nos adversários reacções capazes de pôr em causa a integridade física de Hansbrough. Mas nem assim reduz a intensidade com que joga. Apesar de ter sido o jogador do ano, terá dificuldades em afirmar-se na NBA, já que é pouco explosivo e relativamente baixo para a sua posição, pelo que irá sentir algumas dificuldades perante adversários mais altos e com maior mobilidade. O seu lançamento exterior é inexistente e tanto o passe como o drible não são nada de especial. Talvez por isso mesmo Tyler Hansbrough seja apontado como uma das últimas escolhas do Draft NBA 2008. Isto caso decida tornar-se jogador profissional.

Deixe um comentário